sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O que nos cega, nos condena

Ao que tudo indica, pelas notícias que circulam, a área de Ciências Sociais Aplicadas é a mais atingida pela “nova estratégia” empresarial aplicada aos “negócios em educação”. Existe a morte anunciada de três programas de Mestrado acadêmico na área com uma recomendação clara: “se quiserem, façam um projeto de Mestrado Profissional”. O que nos cega, nos condena. Lembro-me como se fosse hoje que em todos os fóruns mantive posição firma contra o incentivo exagerado aos mestrados acadêmicos. Na minha visão, era uma estratégia do Governo Federal para deixar de incrementar recursos na Pós-graduação brasileira. Os defensores diziam que eu era “um esquerdista”, digamos, “infiltrado”. Só não digo “bem-feito” porque existem muitos colegas pelos quais mantenho elevado respeito. Mas, o desmonte dos programas de Pós-graduação na área é apenas uma “amostra grátis” de o quê virá.  O incentivo aos programas “profissionais” combinado com a Reforma Trabalhista era tudo o que os “tubarões” da Educação Superior do País queriam: profissionais experientes sumariamente demitidos às vésperas do Natal e o desmonte dos programas de Pós. Resultado de quê? Da nossa acomodação coletiva e da viseira política que fizemos questão de ostentar. Muitos pagarão pelos braços cruzados da área: o que nos cega, nos condena!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.