sábado, 23 de dezembro de 2017

Para investir nos relacionamentos afetuosos

A cada dia que passa e, em função da convivência (se é que se pode chamar de convivência) entre colegas professores e professoras das universidades brasileiras (e de algumas universidades do mundo) vejo que Maria Luíza Cardinale Batista está coberta de razão: é preciso investir nos relacionamentos afetuosos, muito mais do que no, digamos, “marketing pessoal acadêmico”. Este último, carregado de performances artísticas para se demonstrar, quase sempre, o que não se é. Relacionamentos afetuosos verdadeiros, aliás, deveriam ser regra para a vida e, não apenas, para as relações dentro da academia. Não ocorre, talvez, porque tenhamos a mania de distanciar a universidade do mundo da vida em quase tudo o que fazemos. Divergir nas ideias não significa que tenhamos de ser inimigos mortais. Pensar sobre como transformar esta premissa em comportamento diário talvez seja o nosso grande desafio na convivência dentro da academia.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.