quarta-feira, 28 de agosto de 2013

As atividades diferenciadas não podem ser negadas

Não se pode negar que os pilares da Administração, desde o tempo que esta, digamos, área das Ciências Sociais Aplicadas surgiu, são planejamento, organização (estrutura), direção e controle. Às dimensões se deve acrescentar uma frase essencial para o entendimento de o quê trata a Administração:"das atividades diferenciadas pela divisão do trabalho". O princípio constitucional de que todos somos iguais perante a lei, nem de longe, deve ser trazido para a discussão em se tratando de administrar uma organização, pois o processo é baseado exatamente nas "atividades diferenciadas pela divisão do trabalho." É preciso, portanto, não confundir democracia com demagogia: na hora de votar, por exemplo, todos somos iguais e assim devemos sê-los sempre. Na hora de exercer nossas atividades, temos diferenças abissais. Não fosse assim, em uma universidade, por exemplo, à falta de professores, Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e até estudantes estariam habilitados, normalmente, a ministrar aulas. Há professores e professoras que trabalham mais que os outros? Não duvidemos! Entre os TAEs existe o mesmo problema? Também! Assim como entre os estudantes, uns se dedicam mais que os outros. Educar é um processo que pela sua própria complexidade, até os mais iguais são diferentes. O maior desafio, portanto, em uma Organização de Educação, é respeitar as diferenças. E não eliminá-las. Pensemos nisso juntos!

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OBS: Post do dia 27/08/2013

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