Não
se pode negar que os pilares da Administração, desde o tempo que esta, digamos,
área das Ciências Sociais Aplicadas surgiu, são planejamento, organização
(estrutura), direção e controle. Às dimensões se deve acrescentar uma frase
essencial para o entendimento de o quê trata a Administração:"das
atividades diferenciadas pela divisão do trabalho". O princípio
constitucional de que todos somos iguais perante a lei, nem de longe, deve ser
trazido para a discussão em se tratando de administrar uma organização, pois o
processo é baseado exatamente nas "atividades diferenciadas pela divisão
do trabalho." É preciso, portanto, não confundir democracia com demagogia:
na hora de votar, por exemplo, todos somos iguais e assim devemos sê-los
sempre. Na hora de exercer nossas atividades, temos diferenças abissais. Não
fosse assim, em uma universidade, por exemplo, à falta de professores, Técnicos
Administrativos em Educação (TAEs) e até estudantes estariam habilitados,
normalmente, a ministrar aulas. Há professores e professoras que trabalham mais
que os outros? Não duvidemos! Entre os TAEs existe o mesmo problema? Também!
Assim como entre os estudantes, uns se dedicam mais que os outros. Educar é um
processo que pela sua própria complexidade, até os mais iguais são diferentes.
O maior desafio, portanto, em uma Organização de Educação, é respeitar as
diferenças. E não eliminá-las. Pensemos nisso juntos!
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OBS:
Post do dia 27/08/2013
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