sábado, 10 de agosto de 2013

IDH não rima com reeleição

Ontem, ao final da noite, ouvi em um programa de rádio, dessas que transmitem nacionalmente, um entrevistado (cujo nome não consegui identificar), a comentar uma pesquisa que considero das mais relevantes e tentarei descobri quem a fez. O que os pesquisadores fizeram: Cruzaram os dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma cesta de indicadores que levam em conta, principalmente, Educação, Saúde e Geração de Renda, e cruzaram com o resultado das últimas eleições. O que descobriram? Bingo! Nos 100 municípios com melhores IDHs os prefeitos não foram reeleitos. Este cruzamento talvez explique o porquê de os políticos em geral, embora façam sempre discursos e proselitismos favoráveis aos investimentos em Educação, na prática, não o fazem nem com reza. Simples assim, como a pesquisa revela: nos municípios com maior IDH os eleitores se tornam mais exigentes. Embora os prefeitos, ao que indicam os próprios IDHs, tenham investido em Educação, Saúde e Geração de Renda, não foi o suficiente para lhes garantir a reeleição. Penso que merece uma reflexão de todos nós!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 09/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.