terça-feira, 30 de julho de 2013

O Papa deve ser sim contra o aborto

A passagem do cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, pelo Brasil, além de ter sido uma demonstração de liderança, provocou, em mim, algumas reflexões. E uma delas me fez concluir que o Papa, por dever de ofício, deve sim ser contra o aborto. Assim como em uma universidade pública, o reitor ou a reitora, por mais que creiam em Deus, quer sejam católicos ou protestantes, devem defender com unhas e dentes o direito de a pessoa duvidar até da existência de Deus, pois a liberdade é um dos "dogmas" da universidade. Na Igreja Católica, dirigida pelo Papa, ser a favor do aborto seria um dos maiores contrassensos. Ao invés de ficarmos discutindo se o Papa deve ou não ser a favor do aborto, deveríamos, isto sim, também por princípio, defender fielmente que o Estado seja laico e assim o proceda. Assim como é dever da universidade defender o preceito da liberdade (talvez plena), é dever da Igreja a defesa dos seus dogmas. Logo, se o Papa se posiciona contra o aborto, nós, os católicos, por dever de crença, temos segui-los. Da mesma forma, por dever de ofício, nós, os professores universitários, à parte nossas crenças, defendemos a liberdade. E que assim o seja por todos os séculos, amém.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.