segunda-feira, 22 de julho de 2013

Servir sem ser servil

Dia desses postei no Facebook e no Twitter a seguinte frase: "O maior e mais prazeroso desafio de um servidor público é servir sempre muito bem o público sem ser servil!" E complementei:"Por outro lado, a maior chaga do serviço público, no Brasil, é o servilismo cego de alguns a quem ocupam o poder!" Considero que o tema precisa ser retomado para que todos nós, servidores públicos, façamos uma reflexão sobre o papel que desempenhamos nas organizações nas quais exercemos nossas atividades profissionais. Temos o direito de, após conseguir a estabilidade no emprego, sermos grosseiros, mal-educados e descompromissados com o bem-servir? O fato de sermos servidores públicos nos desobriga de demonstramos, no mínimo, princípios básicos de educação doméstica? Penso que nada justifica o péssimo atendimento que recebemos em algumas organizações públicas. Fica-se com a impressão de que o servidor faz um favor em nos atender. Atender bem, com respeito, então, é mera utopia. O bom atendimento, em quaisquer das organizações públicas, não é um favor que se faz, mas, uma obrigação de quem ocupa qualquer cargo público. Agilidade, presteza, prazer em solucionar problemas devem ser elementos basilares do atendimento ao público no serviço público. Está mais do que na hora de desfazermos, em definitivo, a imagem estereotipada de que servidor público não trabalha e atende mal. Quem aceita o desafio?


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.