segunda-feira, 5 de agosto de 2013

As práticas individualistas nas universidades

Por mais que tenhamos discursos fervorosos em favor do coletivo, do trabalho em grupo, creio que pouco conseguimos efetivá-los. E isso se revela nos próprios exercícios em sala de aula, no ofício de professores. Não é de hoje que ouço de colegas professores e professoras que "não passam mais trabalhos em grupo porque poucos trabalham e muitos dividem a nota". É um tipo de argumento tosco, porém, posto em prática quase que diariamente. Fico a me perguntar? Como podemos falar em valores coletivos se incentivamos o individualismo exacerbado até nas práticas da sala de aula? Enquanto na "vida real" as empresas gastam fortunas em consultorias para que seus funcionários (hoje colaboradores) aprendam a trabalhar em grupo, nas escolas, principalmente nas universidades, os trabalhos em grupo perdem prestígio. Será que isso não é mais um sinal do nosso distanciamento da realidade? Mudar a Educação no País talvez comece pelo básico exercício de mudarmos nossas práticas na sala de aula. Afinal, se não conseguimos nem educar nossos estudantes para trabalharem em grupo e não praticarem o ato desonesto de não fazer nada e se escorar nos colegas; faremos mais o quê pelo futuro dessas gerações?

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 04/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.