sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O peso da etimologia do servir bem

Se você entrar em um desses mecanismos de busca da Internet com a palavra "servidor", o primeiro link que aparece é o do Portal Oficial Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (www.servidor.gov.br). Na informática, a palavra carrega o significado de ser o local no qual se armazenam todas as informações e dados necessários ao pleno funcionamento de um sistema. A internet, por exemplo, nada mais é do que uma rede de servidores que se interconectam e se alimentam mutuamente para "bem servir" a cada um de nós quando estamos on lines. Em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito às relações trabalhistas e à prestação de serviços, ser servidor vai muito além visão preconceituosa do "ser servil". Talvez servir bem seja mesmo sempre "ser servil", mas, não no sentido vil do servilismo aos superiores, aos chefes, aos gerentes. É ser educado, gentil, servir com urbanidade aos que nos procuram; É, acima de tudo, prestar informações qualificadas que tirem todas as dúvidas de quem nos procura. O servilismo presente na etimologia do bem servir ao público não se confunde com o aulicismo característico dos lambe-botas, esses sim, que jamais podem ser considerados servidores. Muito menos públicos. São, em essência, puxa-sacos por opção.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 29/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.