terça-feira, 20 de agosto de 2013

Diplomas vendidos em universidades do Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro concluiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as universidades particulares estabelecidas no Estado e chegou a uma conclusão que deveria acender a luz vermelha em todas as demais instituições de Educação Superior do País: havia um núcleo terceirizado que vendia diplomas por meio da modalidade de Educação a Distância. A fraude e a venda de diplomas, inclusive em cursos de graduação e pós-graduação, não é algo raro. Todas as universidades brasileiras deveriam refinar, com urgência, seus mecanismos internos de controle para evitar que diplomas, quaisquer que sejam os graus, obtidos nessas biroscas, sejam "esquentados" nos seus cursos. A ideia de que documentos autenticados garantem que não sejam falsos caiu por terra com as descobertas da CPI do Rio de Janeiro. Quantos diplomas falsos ou comprados circulam pelo sistema educacional brasileiro? Depois da descoberta da CPI do Rio é difícil precisar. O mínimo que o Ministério da Educação (MEC) deveria fazer era determinar uma auditoria minuciosa nos diplomas emitidos pelas instituições que constam no relatório final da CPI do Rio. Caso contrário, restará sempre a suspeita de que o sistema inteiro foi contaminado.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.