segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dúvidas em torno de uma morte brutal

Para quem conheceu recentemente a estudante de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Renata Lobato, de 23 anos, receber a notícia da sua morte, na madrugada de domingo, por volta das 3h40, da madrugada, à Avenida Torquato Tapajós, foi um choque. Ver, hoje pela manhã, as imagens do carro dela, nos jornais locais de TV e impressos aumentou a minha sensação de impotência diante da morte e da vida. Quando a terra perde algum dos seus seres, lamenta-se profundamente. Ainda mais por se tratar da namorada de um amigo, filho de um mais amigo ainda, todos esses laços construídos desde a minha época de estudante de graduação da Ufam. Paulo Castro, pai do Victor Castro, que perdeu a namorada, foi meu colega de turma no curso de Comunicação Social, habilitação em jornalismo. Victor Castro, ao final de uma disciplina que havia concluído como estudante, promoveu uma confraternização na casa da sua mãe e foi lá que conheci Renata Lobato. Conversamos por algum momento e deu para perceber a importância dela na vida do Victor. A morte é brutal e incompreensível em todas as situações, embora seja a única certeza da vida. Mas, há uma dúvida que me atormenta: o que faria Renata estar a 120km/h a ponto de a imagem do carro já provocar a sensação de dor? Não se sabe, talvez nunca se saiba, uma vez que ela morreu. Lembrei-me, porém, que a pista, exatamente onde ela se tornou a segunda vítima em pouco tempo, é a descida de uma ladeira na qual, naturalmente, o veículo já "pega o embalo". E mais, o asfalto do local é de péssima qualidade, o que provoca dificuldades imensas de aderência, mesmo que o solo não esteja molhado. Qualquer que tenha sido o motivo da morte de Renata Lobato, o poder público não pode se furtar em realizar um estudo urgente naquele local e instalar algum tipo de redutor de velocidade, além de cuidar da qualidade do asfalto na pista para evitar novas mortes. O acidente com Renata não pode se transformar apenas em uma estatística. Há problemas na pista e isso deve ser estudado imediatamente.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.