segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ataque subliminar às cotas

Após o ataque ininterrupto ao Governo Dilma Roussef (PT) a Mídia não esconde mais o próximo objetivo; exterminar qualquer política de compensação ou cotas. Ninguém imagine que as reportagens sobre “menino pobre que entrou em 12 universidades” mundo afora, “a menina que levou a enxada” para a formatura e outras matérias do gênero estão seguidamente no ar e nas manchetes dos jornais “sem nenhuma intenção”. O conjunto delas não passa de uma propaganda subliminar contra a política de cotas. Tentam demonstrar que “qualquer pessoa com foco”, ou seja, com objetivos bem-definidos, pode conquistar o que quiser. O discurso dos “vencedores” é todo certinho. Dentro da cartilha capitalista de que “basta se esforçar para conquistar”. Esquecem que a política de cotas é uma pratica do neoliberalismo libertário, coisa que o brasileiro reacionário verde-amarelo CBF nunca ouviu nem falar. Há um ataque aos avanços coletivos. O capitalismo brasileiro estatal e de rapinagem não quer abrir espaços nas universidades de elite para as minorias. Nem que para isso tenha de mostrar, todos os dias, que “um menino mineiro pobre” é capaz de conquistar, sozinho, vaga em 12 universidades espalhadas pelo mundo. Para esta turma, a exceção tem de virar regra.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.