terça-feira, 31 de maio de 2016

Os entendidos em tudo

Em tempos idos, quando a paixão pelo futebol brasileiro superava até o amor pela nação brasileira, se dizia que cada brasileiro era um treinador em época de Copa do Mundo. Talvez, influenciados pelos 7 X 1 que nos foram impingidos pela Alemanha em pleno Maracanã, na último Copa do Mundo, o brasileiro, nas Mídias Digitais, se transformou em uma espécie de “entendido em tudo”. Avalia e analisa, desde as decisões do Superior Tribunal Federal (STF) até a composição química e os efeitos colaterais (ou não) da fosfoetalonamina. Dos buracos nas calçadas aos percentuais de intenção de votos dos candidatos à Prefeitura. De repente, nos transformamos em uma Nação de intelectuais do Instagram, do Facebook e do Twitter. Há um exército de similares e genéricos de tudo. Esta, ao que parece, foi a mina descoberta pelos golpistas e pouco percebida por quem estava no Governo. A força das Mídias Digitais, foi subestimada e deu no que deu: notícias falsas, mentiras e dissimulações ganharam cores de verdade mais que nas mídias tradicionais. Nós, os estudiosos e estudiosas da Comunicação temos de nos debruçar sobre o fenômeno de o quê denominei “Facejournalism”. É um desafio!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.