quinta-feira, 2 de junho de 2016

Da arte de mais ouvir

Talvez nós, os professores e professoras, tenhamos de praticar muito a arte de mais ouvir. Combinada com a arte de mais compreender. Tantos os colegas professores e professoras quanto os estudantes. É fundamental para enfrentarmos, de forma saudável, o momento político enfrentado pelo País. Fomos levados a um clima de intolerância quase insuportável. A ponto de afetar até as relações familiares. O tecido social está corroído. O respeito ao outro chegou ao limite quase completo da insolvência. Estamos em um momento de, inclusive, nos recriarmos. Antes que seja tarde. A não ser que queiramos nos dobrar ao fundamentalismo da esquerda ruidosa ou da direita verde-amarelo CBF. Para além da arte de ouvir, quem sabe, não tenhamos de exercitar, também, a arte de ler, ler, ler e não responder. É um exercício doloroso e permanente. Mas, com potencial para nos manter saudáveis, pelo menos do ponto de vista espiritual.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.