quarta-feira, 8 de junho de 2016

Matemático brasileiro premiado na França

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) dá nova prova de vigor científico. Seu novo diretor, Marcelo Viana, ganhou o mais prestigiado Prêmio da França na área, denominado Louis D. Com o Prêmio, ele receberá mais de R$ 800 mil para pesquisas. O Luis D é concedido desde 2000 pelo Institut de France, que congrega as cinco mais prestigiadas academias francesas. Uma prova da excelência desenvolvida pelo IMPA é fato de ser a primeira vez que o prêmio foi concedido tanto a um brasileiro quanto a um matemático. De onde vem tamanha diferenciação e excelência do IMPA? A resposta está no próprio site do Instituto:

“O IMPA foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), somente um ano após a própria criação, em 1951, desta agência de fomento e pesquisa fundamental para o Brasil. Teve sempre caráter nacional e foi sempre voltado para o estímulo à pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, bem como para a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país. Essas atividades, estreitamente relacionadas entre si, visam promover o conhecimento matemático, fundamental para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, o que por sua vez é essencial para o progresso econômico e social da Nação.”


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.