sexta-feira, 24 de junho de 2016

O pensamento científico e a vida

Atrevo-me em dizer que, se utilizássemos o pensamento científico em tudo o que fazemos, dia após dia, o mundo seria melhor. E como cheguei a esta conclusão? A partir da observação e análise dos conceitos de manipular, persuadir e convencer. O pequeno dicionário de Língua Portuguesa, de Luiz Antonio Sacconi, registra os três conceitos, coisa que não há em muitos dicionários, que os tratam como se fossem sinônimos. Vejamos! Manipular tem dois significados. O primeiro deles é “Controlar ou operar com as mãos.” O segundo é “Influenciar ou dirigir (inescrupulosamente) pessoas, para obter o que delas se deseja.” Persuadir é “Levar (alguém) a aceitar coisa diversa daquela que inicialmente desejava” e convencer é “Levar (alguém) a reconhecer uma coisa mediante provas cabais e terminantes”. Fica evidente que “convencer” deve ser o exercício permanente do cientista. Daí a conclusão de que se usássemos o pensamento científico no dia-a-dia, jamais espalharíamos fofocas, nunca nos deixaríamos levar apenas com evidências. Buscaríamos provas antes de espalhar boatos ou divulgar notícias. Ou compartilhar fotos e notícias nas redes sociais. O mundo seria ou não muito melhor se assim nos comportássemos? Pressuponho que seria. Mas, esta é uma hipótese a ser testada.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.