quinta-feira, 12 de abril de 2018

Aquisição permanente de conhecimentos


Depois de anos e anos na Educação, só tenho uma certeza:  o processo de aquisição de conhecimentos é permanente. E não é fruto de boçalidade. Conheço pessoas que fazem dois ou três cursos de graduação, frequentam salas de Pós-graduação, como ouvintes ou estudantes regulares, e possuem a inteligência de uma porta de cedro. Assim como conheço pessoas com doutorado cuja habilidade e a mesma daqueles. Neste processo permanente de aquisição de conhecimentos, há que se aprender a ler a realidade o mundo “lá fora”. E fazer conexões entre o que se aprende na academia, as teorias, com a realidade. Caso a comunidade não perceba que temos condições de solucionar os problemas do dia-a-dia, não reconhece o nosso saber. Saber sem reconhecimento dos pares e reconhecimento social não serve para nada. E para que isso ocorra, temos de ter a humildade de aprender sempre: com os acertos e erros.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.