sexta-feira, 27 de abril de 2018

Comprometimento e autonomia dos estudantes


Há que se fazer uma diferença básica entre comprometimento e autonomia dos estudantes e a irresponsabilidade de alguns, inclusive, professores e professoras com o processo de aprendizagem. O fato de estar presente no ambiente de aprendizagem, normalmente a sala de aula, não significa, necessariamente, que o estudante esteja comprometido com a aprendizagem. E se não tivermos estudantes e professores (e professoras) comprometidos com o processo, fatalmente, não haverá aprendizagem plena, se é que isso é possível. No entanto, não podemos transformar o ambiente de aprendizagem em uma espécie de “cárcere privado”. É essencial que estejamos diante de um ambiente de acolhimento e respeito. Só assim, poderemos desenvolver no estudante elementos essenciais ao exercício da autonomia com responsabilidade e comprometimento.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.