quarta-feira, 11 de abril de 2018

Dicas da Universidade Livre do Facebook


Aí, como sempre, aparece um membro do movimento miolo-mole verde-amarelo CBF e pergunta em uma das minhas postagens: “quem são as elites?” Querer aula, de graça, pelo Facebook, é demais! Pelo jeito, a preguiça é o que vos impede de se informar. Até no Wikipedia o “cidadão de bem” teria uma visão geral sobre a definição de elite. O velho barbudo odiado pelos verde-amarelo falou em “classe dominante”, aquela detentora dos meios de produção. De um modo geral, não é quem põe e mão na massa, mas, o dono da fábrica. Digamos: aquele que te escraviza, mas, você ainda considera um favor que ele te “dê um emprego”. O sociólogo norte-americano Charles Wright Mills, para não ficar atrás do barbudo, ampliou o modo de se olhar para o termo “elite”. A “teoria das elites” é atribuída aos italianos Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto (você já ouviu falar em “regra de pareto?”). Para Mills, quem estiver em posição hierárquica superior pode ser chamado de elite. Um professor, por exemplo, em relação à turma, é elite. A tchurma que toma decisões política e econômicas é elite. Você se lembra do filme? Existe até “Tropa de Elite”. Dadas as dicas, deixe de preguiça! Vá estudar!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.