domingo, 22 de abril de 2018

O puxa-saquismo como regra


A bajulação, o puxa-saquismo e congêneres da vida pós-moderna brasileira talvez seja herança de uma época, na Literatura, denominada aulicismo. Era o louvor aberto e bajulador destinado a “enaltecer” o imperador. Os bajuladores atravessaram as épocas e assim se mantiveram ao longo do tempo: sobrevivem da bajulação, do puxa-saquismo. E fazem disso um estilo de vida. Aparecem em fotos ao lado de autoridades, sempre sorrindo. Quando abrem a boca ou escrevem é só para bajular. Um discurso que provoca nojo porque não esconde de ninguém a bajulação. É como se o puxa-saquismo fosse regra. São as penas de aluguel que assumem cargos e vagas em jornais, rádios e televisões com o único fim: benefício pessoal por conta de uma vida de bajulações. Para piorar, atribuem a Deus, à religião, tudo o que conseguem. Certamente, como forma de esconder que os resultados pessoais obtidos foram consequência de uma vida de puxa-saquismo. Você conhece alguém assim? Dê uma olhada para o lado. Pode ser que haja uma pessoa assim pertinho de você!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 21/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.