É fundamental que os cientistas sérios e éticos deste País iniciem uma cruzada contra a cópia e o plágio. A Universidade de São Paulo, recentemente, demitiu uma equipe inteira de doutores por plágio. As demais universidades precisam seguir o exemplo. Preservar a ética nas nossas práticas diárias de cientistas é preservar a própria Ciência. A corrida pela produtividade e pela conquista de projetos e mais projetos nos editais internos e externos jamais deve ser aceita como desculpa para a maquiagem ou a mudança apenas de uma palavra aqui, outra ali, nas propostas. É preciso preservar o sentido da ética e do respeito ao trabalho do outro. Há que se entrar no problema das patentes e d proteção aos inventos, algo que farei oportunamente. Aqui fico apenas com a reflexão de que minimizar a atuação dos cientistas em função da concorrência com os pares é dar um tiro no pé. Ética, na ciência e na vida, é princípio basilar.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.