As mudanças no processo de avaliação dos programas de pós-graduação, promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) serão implementadas a partir do mês de outubro, quando a modalidade de “avaliação anual entre programas” começará a ser testada. A nova forma de avaliar os programas prevê uma reunião entre todos os coordenadores, por área, que analisarão, alterarão e classificarão dados e informações referentes ao relatório do Coleta Capes apresentando por cada programa. De acordo com a Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes, “a avaliação entre programas propiciará uma auto-avaliação, uma visão comparativa do conjunto dos programas.” Com a mudança, deixam de existir avaliação especifica, classificação ou nota. Em setembro deste ano a DAV promete disponibilizar os dados e informações do Coleta 2010. A partir de então, o planejamento e a avaliação coletiva passam a ser realizados. Serão definidos roteiro e parâmetros para a divulgação de um relatório estruturado, por área. Os trabalhos da avaliação coletiva serão coordenados por uma comissão a ser definida pela DAV da Capes. Ao que tudo indica, o Brasil deixa aquela fase da avaliação meramente produtivista e passa para uma fase qualitativa da avaliação dos programas de Pós-graduação, desejo de muitos cientistas há bastante tempo. É esperar para ver como essa nova fase será implantada e encarada pelos nossos pares.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.