Um dos maiores gargalos para a ampliação e popularização das redes Wi-Fi é o consumo de energia durante a transmissão de dados. Nos locais públicos, principalmente nas grandes cidades, nos quais há inúmeros dispositivos móveis, como os celulares, por exemplo, em função das ondas de rádios do ambiente, dentre elas as próprias da rede Wi-Fi. Pois bem, e não é que a companhia japonesa Renesas Electronics Corp desenvolveu uma técnica para transformar exatamente as ondas de rádio presentes no ambiente em energia elétrica! A técnica permite que sinais Wi-Fi e Bluetooth sejam transmitidos para aparelhos compatíveis sem o uso de baterias. Na prática, as próprias ondas Wi-Fi alimentam os aparelhos, numa espécie de autopoiese de energias. A empresa utiliza um circuito LC ressonante para absorver as informações transmitidas. Ao ser desligado o circuito, os aparelhos com Wi-Fi e Bluetooth funcionam como refletores de ondas de rádio. Como possui capacidade de alternar absorção e reflexão de sinais (ondas de rádio), dispensa o uso de baterias. Novidades como essas reforçam a importância do Centro de Mídias Digitais (CeMidi) e do Programa de Mídias Digitais (ProMidi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Repito: a revolução mal começou e poucos são as pessoas capazes de antever como a vida digital mudará o hábito das pessoas. Estudar o assunto e estudá-lo com uma visão ecossistêmica auxilia a entender melhor as mudanças.
Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.