Será possível que as
pessoas ainda não compreenderam que o grande ganho com o advento da Internet é
potencializar o uso das Mídias Digitais, e, portanto, derrubar os muros, essa
linha imaginária dos territórios? O que poucas pessoas sabem, e talvez eu tenha
sido modesto demais quando não deveria, é que pesquiso redes, o Mercado da
Informação e a Internet desde 1999. É bem provável que esteja entre os
pioneiros desses estudos na universidade brasileira. Em m 2002, publiquei o texto
“O futuro do varejo de informações na Web”, na Biblioteca
On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), em Portugal. Inclusive nos
textos acadêmicos, sou ousado e gosto de apostar. Não como exercício de
futurologia, mas, como forma de exercitar a percepção do presente como
indicador de caminhos para o futuro. Afirmei, no artigo: “todas as empresas
estabelecidas na rede serão empresas de mídia e só terá vantagem competitiva na
rede quem trabalhar baseado em poderosos bancos de dados a respeito do
comportamento de compra (ou de uso) do cliente.” O que é hoje o Facebook, ser
não o maior banco de dados do mundo a respeito do consumidor mundial? Mark
Zuckemberg foi certeiro em seu tiro. E, a partir de uma brincadeira
extremamente segregadora e machista (escolher as colegas “mais gostosas” com as
quais se matricular), criou um estrondoso sucesso, formada por pessoas e
empresas reais, maior que a população dos Estados Unidos, estimada hoje em 850
milhões de usuários, dos quais 50% permanecem conectados 24 horas por dia. Essa
nova joia da Internet foi avaliada recentemente em 77 bilhões de dólares. Minha
ideia inicial de “empresa de comunicação” evoluiu para os ecossistemas
comunicacionais vivos que se integram e se desintegram a cada segundo. Quanto
mais se resistir, mais se perde a oportunidade de se firmar como Instituições
mundiais. Essa é a grande chance que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
tem de mostrar a capacidade criadora dos seus cérebros. É nisso que aposto. Acredito
tanto que transformei em um projeto de vida e acadêmico: implantar o Programa
de Mídias Digitais (ProMidi) da Ufam. Muros terão de ser demolidos diariamente.
Principalmente os invisíveis e quase imperceptíveis. Esse é o nosso maior
desafio. Com as parcerias que temos e que construiremos ao longo do percurso,
venceremos!
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