segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Assembleia discute saída unificada da greve


Professores e professoras em greve voltam a se reunir amanhã, às 15h, em Assembleia Geral, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua-SS), para discutir essencialmente um dos encaminhamentos do Comando Nacional de Greve (CNG): uma saída unificada para a greve. Caso essa proposição seja aprovada, pede o CNG que se aponte uma data para ser discutida. Ao ser feita a divulgação da Assembleia, muitos professores e professoras fizeram contato comigo para tirar uma dúvida: “se já votamos pela continuidade da greve, temos de votar isso de novo?” Particularmente, creio que não seria necessário. No entanto, pelo ritual sindical, em verdade, ao entrar em greve, a categoria fica em assembleia permanente. Assim sendo, qualquer que seja a proposição, pode sim, ser levada, de novo, para ser referendada ou não pela assembleia. Penso que é possível sim, se pensar em uma saída (ou suspensão) da greve de forma unificada. No entanto, não se pode tomar essa decisão pelas bases. É preciso que essa seja a convicção vinda as setoriais. Do meu lado, não vejo nenhum fato novo que nos empurre para a saída da greve. Entendo que não se pode ficar permanentemente em greve. No entanto, recuar agora sem que haja garantias, pelo menos na Câmara dos Deputados, de que não seremos prejudicados nos direitos adquiridos, não temos motivos para suspender ou sair da greve. A decisão, porém, deve ser tomada pela maioria da categoria presente nas assembleias.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.