sábado, 22 de setembro de 2012

Retorno às aulas antecipado pelo Consepe em Mato Grosso


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não respeitou a decisão dos professores e professoras em greve daquela universidade e antecipou para o dia 24 de setembro de 2012 o retorno às aulas. Em Assembleia Geral, os professores tinham decido que o retorno às atividades somente se daria no dia 1 de outubro de 2012. A Resolução 53, de 20 de setembro de 2012 está disponibilizada no Blog Focaia:
RESOLVE:
Artigo 1o– Aprovar a retomada das atividades de ensino de graduação presencial para o dia 24 de setembro de 2012.
Artigo 2º- Recomendar às unidades acadêmicas as orientações abaixo:
a – o calendário poderá permitir a revisão dos conteúdos ministrados;
b – nas duas primeiras semanas de aulas não deverão ser aplicadas provas e outros tipos de avaliação;
c – até o final da segunda semana de aula os docentes responsáveis pelas disciplinas deverão divulgar aos discentes o novo plano de ensino e o calendário de atividades e de avaliações.
Artigo 3º - Esta Resolução entra em vigor a partir desta data, revogando-se as disposições em contrário.

Há pontos que devem ser examinados com cuidado porque o que foi aprovado em Mato Grosso talvez seja uma tendência nas demais universidades e o Consepe da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ainda não se reuniu. Uma delas é a letra b: “nas duas primeiras semanas de aulas não deverão ser aplicadas provas e outros tipos de avaliação”. Será, por exemplo, que os professores e professoras não poderão cobrar a entrega e apresentação de trabalhos que estavam previstos para a semana seguinte do início da greve? Ao que se sabe, a greve era de ocupação. Os estudantes tiveram ou não tempo suficiente para deixar todos os trabalhados em dia? A letra c também é problemática, por falar em novo plano de ensino e calendário de avaliações: “c – até o final da segunda semana de aula os docentes responsáveis pelas disciplinas deverão divulgar aos discentes o novo plano de ensino e o calendário de atividades e de avaliações”. Parece óbvio que a retomada das atividades deve ser do ponto em que foram suspensas, com a greve. Não se vai iniciar uma nova disciplina, apenas retomar as atividades que estavam em curso. Complicar o que é simples e deve ser feito de forma responsável e ética não me parece ser um bom caminho a se seguir.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.