sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os 35 anos das Relações Públicas no Amazonas


A palestra final do Congresso de 35 anos das Relações Públicas, realizada hoje, pela manhã, no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi um dos pontos mais importantes do Congresso por esclarecer, de forma inequívoca, a importância da pesquisa como diferencial na formação dos estudantes de graduação no País. A professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Margarida Kunsch, situou as Relações Públicas no âmbito do que ela denomina de novo paradigma: a comunicação organizacional. O Congresso ainda teve como palestrantes os professores Randolfo Biteencourt, que pode ser considerado “o pai das Relações Públicas no Amazonas”, a professora doutora da Pontifícia Universidade Católica d Rio Grande do Sul (PUC-RS), Cláudia Moura, e o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rudimar Baldissera. Os três professores palestrantes de fora do Estado reuniram-se nos dias 26, 27 e 28 com professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Ufam, sempre às 15h, para trocar ideias e indicar caminhos que possam auxiliar no processo de consolidação do programa. O Congresso teve a participação maciça de professores e estudantes, principalmente de Relações Públicas. Ao final da manhã de hoje, o Congresso foi encerrado com o lançamento do livro “Memória do Curso de Relações Públicas da UFAM: 35 anos de Trajetória”, organizado pelos professores Inara Costa e Jonas da Silva Jr. A troca de saberes ao longo do Congresso foram convergentes como se Cláudia Moura e Rudimar Baldissera tivessem combinado com Margarida Kunsch. Isso é uma demonstração de maturidade da área de Comunicação. Participei de dois dos três dias do Congresso e, especialmente hoje, senti uma ponta de orgulho por ter sido parte importante nesse processo de consolidação das Relações Públicas no Estado. Quando, no início dos anos 90, ao assumir a Chefia do Departamento de Comunicação Social (DECOM) propus uma mudança radical: o aumento de 30 para 40 vagas e a divisão de 20 vagas para cada habilitação, Relações Públicas e Jornalismo, fui duramente criticado. O tempo, o Congresso de hoje e a consolidação das Relações Públicas no Estado comprovaram o acerto da medida. Confesso-me recompensado!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.