sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reitoria da Ufam explica-se ao CLG


Causa estranhamento a explicação que o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Hedilnaldo Narciso Lima, deu ao Comando Local de Greve (CLG) da Associação dos Docentes da Ufam (Adua-SS) sobre a divulgação antecipada, ou seja, antes da Assembleia Geral realizada terça-feira, dia 12, às 15h, de que as aulas seriam retomadas na instituição dia 17, segunda-feira. Alegou o dirigente que a notícia publicada no site da Pro-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) ocorreu com autorização da reitoria pois “tínhamos entendido que a greve já tinha sido suspensa” pode até justificar a antecipação do calendário acadêmico e da notícia mas, não me convence. Para não ser injusto, devo dizer que, até então, a conduta da administração superior da Ufam fora impecável em relação à greve e aos grevistas. No entanto, a mim me parece muito mais razoável admitir que houve precipitação e não alegar “entendimento” equivocado. Não posso crer que tenha sido nenhum tipo de ingenuidade exatamente pelo comportamento até agora. Desinformação também não é argumento aceitável uma vez que, como no início da greve, parece-me lógico que, na suspensão, a administração superior também seria oficialmente comunicada pelo CLG e pela Adua-SS. O episódio torna-se extremamente desagradável por plantar a dúvida entre estudantes, professores e a própria comunidade. É preciso ficar bem claro que a greve não foi suspensa “a partir do dia 17”. Houve um indicativo de suspensão unificada tendo como base a data do dia 17. A decisão foi encaminhada ao Comando Nacional de Greve (CNG) que delibera e remete,de volta, às Assembleias. Em Manaus, será realizada nova Assembleia na tarde do dia 17, às 15h. Só então as primeiras decisões sobre novo calendário acadêmico passam a ser tomadas.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.