domingo, 28 de outubro de 2012

A mobilização precisa continuar


Desde a época que os professores e professoras, inclusive da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), decidiram suspender a greve, o que se ê é um completo clima de desmobilização. Até mesmo nos grupos no Facebook e em todas as demais Mídias Digitais, a motivação não é mais a mesma. Não podemos esquecer que um Projeto de Lei, não aceito por nós, tramita no Congresso, e que não tocaram, em nenhum momento, na questão fundamental da universidade brasileira: a falta de condições de trabalho. Sem que isso seja resolvido, manter o estado de mobilização constante é essencial para que se possa minorar, internamente, o problema das universidades brasileiras. Além de uma revolução nos métodos de pesquisa e nas questões didáticas básicas, a universidade brasileira precisa dar condições de que essas atividades, de pesquisa e de ensino, sejam desenvolvidas satisfatoriamente. Sem que isso ocorra, falar em “qualidade” é pura figura de retórica. A universidade brasileira só atingirá algum nível de excelência, quando, independentemente das correntes políticas, acertamos o prumo na questão da luta por melhores condições de vida e de trabalho, com dignidade. Para isso, manter o estado de mobilização, com greve ou sem greve, faz parte da essência do ambiente universitário. Não podemos perder de vista esse horizonte. Para o nosso nem como categoria e como profissionais da “arte de educar”.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.