quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O modelo neoliberal aplicado à Educação


Por mais que se diga que não, o modelo de financiamento da Educação superior no Brasil tem uma dose de neoliberalismo. A avaliação ad hoc de projetos e a liberação do financiamento diretamente na conta dos pesquisadores, a meu ver, são características que aproximam o modelo da prática neoliberal: o da “livre concorrência” entre os pares. Não se trata de avaliarmos esse tipo de operação como melhor ou pior. O certo, porém, é que esse tipo de prática dá mais agilidade ao processo de compra de equipamentos e ao uso dos recursos públicos. No entanto, afrouxa o processo de fiscalização do uso desses mesmos recursos uma vez que a compra de equipamentos e a contratação de serviços de pessoas físicas e jurídicas são feitas diretamente pelo próprio pesquisador. O uso correto ou não dos recursos públicos, neste caso, depende da ética do próprio recebedor dos recursos. Sem emitir nenhum tipo de julgamento moral, o que se tem, ao fim de tudo, é uma sobrecarga de trabalho de quem “vence” os editais públicos na hora de prestação de contas e dos relatórios. O que se tem de avaliar, portanto, é se essa aplicação do modelo neoliberal à Educação, faz bem ou não ao financiado. Reconhecidamente, dá mais agilidade ao processo de compra e contratação de serviços. No entanto, tira das universidades e passa ao pesquisador a responsabilidade pelo uso correto dos recursos públicos. Tenho lá minhas dúvidas se essa é a melhor forma de liberar recursos públicos para Ciência e Tecnologia. Mas, é o que existe e com o qual temos de conviver. Em grande parte das vezes, com muitos sacrifícios pessoais.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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