quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Senado aprova número mínimo de estudantes em sala de aula


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou Projeto de Lei do senador Humberto Costa (PT-PE) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e estabelece o limite de 25 estudantes por sala de aula no Ensino Básico e 35 no Ensino Médio. O projeto foi aprovado de forma "terminativa". Assim sendo, não passa pelo plenário do Senado, portanto, segue diretamente para ser analisado na Câmara dos Deputados. Ninguém duvide! Trata-se de outra lei que terá reações contrárias da iniciativa privada, uma vez que o número excessivo de estudantes em sala de aula é exatamente de onde vem o lucro das “empresas prestadoras de serviços educacionais”. Isso não significa que o Estado brasileiro, em todos os níveis, também não tenha aderido à fórmula da “educação sardinha em lata”. A falta de investimentos em infraestrutura (escolas) e na contratação de professores obriga prefeituras e governos a manterem salas de aulas com número excessivo de estudantes. O mesmo acontece, cada vez mais, nas universidades públicas. Nas particulares, nem se fala. Como nas escolas, as salas de aulas superlotadas são, exatamente, o que garantem o lucro, também na Educação Superior. Na Câmara dos Deputados, seria bem interessante que houvesse uma emenda que também estabelecesse um número máximo de estudantes por turma. Só assim, a Educação brasileira tomaria um novo rumo e passaria a ser administrada levando-se em conta questões pedagógicas.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.