O processo de aprendizagem não se completa sem que haja as
descobertas. Enquanto a sala de aula for um espaço tradicional similar a uma
prisão, será sempre lócus de experiências não libertadoras e tradicionais.
Transformar o ambiente da sala de aula em algo prazeroso e atraente é o desafio
de qualquer professor e escola em quaisquer dos níveis. Não se pode admitir,
tanto nas universidades quanto nas escolas de ensino básico que a sala de aula
seja lugar de se manter tradições. No entanto, atualmente, é o que se vê em
grande parte das escolas e universidades. À parte os salários e a falta de
condições de trabalho, creio ser necessário uma cruzada contra o
tradicionalismo na sala de aula. Como já defendi aqui em várias outras
postagens, profanar a sala de aula e quebrar o tradicionalismo vigente é
fundamental para que se transforme o processo de aprendizagem e troca de
saberes. Sem que isso ocorra, qualquer política pública voltada para a melhoria
da qualidade do ensino será fadada ao fracasso. A sala de aula precisa ser um
ambiente atrativo e acolhedor para estudantes e professores. Só assim se muda
essa perspectiva histórica de uma educação exclusiva e seletiva. O desafio da
educação brasileira não é servir apenas ao mercado, mas, incluir pessoas em
postos de trabalho e indicar o rumo das descobertas do exercício pleno da
democracia. Pode ser utópico. Mas, tem de ser a meta.
Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei
aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!
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