quarta-feira, 26 de junho de 2013

A disputa de egos que destrói a universidade

Ao ingressar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em março de 1993, li, naquele mesmo ano, uma notícia publicada no Jornal Folha de S. Paulo chamou-me a atenção. Dava conta de que os professores da toda poderosa Universidade de São Paulo (Usp), gastavam mais da metade do seu tempo em brigas internas, ou seja, em disputas de egos. Agir desta forma dentro de uma organização, qualquer que seja, tem o mesmo efeito das ervas daninhas ou de um câncer: corrói por dentro até destruir por completo a organização e levá-la à morte. Talvez por ser uma organização que funciona como a habitação de muitos Dionísios, na categorização feita por Charles Handy, a universidade padece  deste mal mais do que qualquer outra organização. Há quem diga que o ódio semeado entre pares e colegas também funciona como combustível. Jogo no time da professora Maria Luíza Cardinale Baptista Rodrigues que defenda a amorosidade, o bem-querer-bem como base das relações na universidade. Frequentei, durante muito tempo, o outro lado: o do bateu levou. Bati, mas também, levei muita bordoada: da vida e de algumas pessoas. Trabalhar em prol da construção de um local de trabalho melhor, principalmente se este local for uma universidade, talvez seja o melhor caminho a seguirmos.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 25/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.