quarta-feira, 5 de junho de 2013

O desafio de tornar a sala de aula atraente

À parte a falta de compromisso abordada ontem neste espaço sob o título de "A primeira semana de (não ter) aulas", há outro problema fundamental: o espaço físico. Não é de hoje que afirmo: a sala de aula tradicional é o pior espaço para o processo ensino-aprendizagem. E, certamente, é o espaço que menos avançou no mundo Pós-moderno. O máximo que se tem, quando se tem, é uma lousa digital. Na quase totalidade das salas de aulas das universidades brasileiras, públicas ou particulares, o quadro branco é o maior sinal de avanço. Ainda assim, com todo o avanço do quadro, há o atraso da falta de educação de alguns colegas professores que vão embora e o deixam com todo o conteúdo que ministraram escrito. Talvez, por não receberem o apagador. Ou, quando recebem, terminam por esquecê-lo constantemente. Pior ainda, quando, ao invés de usarem o marcador para quadro branco, usam o pincel atômico comum. Há algumas instituições particulares que possuem o projetor de multimeios em todas as salas e ar-condicionado. Outras, possuem o projetor com ventiladores. Algumas, particulares e públicas, mal conseguem manter os espaço físico, em boa ventilação, e com carteiras extremamente desconfortáveis. E, nessas cadeiras, o estudante é obrigado a assistir aulas, às vezes, extremamente tradicionais, baseadas em fichas amarelíssimas de tão velhas. Imaginemos se, em um ambiente desses, o professor (ou professora) não tiver muita vontade de trabalhar, nem os estudantes de estudar? O desafio, quase hercúleo, é transformar um ambiente desses, com todas as dificuldades estruturais, em um espaço atraente e de criatividade. Sinceramente? Não sei se temos forças para conseguir!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Um comentário:

  1. Um belo dia, um professor decidiu deixar o quadro para o próximo colega apagar, então a corrente se perpetuou. Eis a origem.

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.