Antes de se penar em usar as Mídias Digitais na Educação é
preciso vencer a postura de professores (e professores) e estudantes. Há uma
tendência para a inércia, talvez preconceito, em relação ao uso das Mídias Digitais
como suporte à sala de aula a ponto de, em algumas universidades, o acesso ao
Twitter e ao Facebook ser bloqueado. Trata-se de uma tolice e uma visão
equivocada sobre o processo sem precedentes. Se o professor (ou professora) não
venceu a sua própria letargia e não se permite dialogar com o estudante, deve
mesmo fugir das Mídias Digitais. Quem tem Complexo de Dionísio e considera que
"sabe tudo", dificilmente terá condições de transformar o estudante
em repositório de conteúdos, malmente lidos, na sala de aula tradicional, o que
se dizer nas Mídias Digitais? Há, ainda, um receio em perder a vaga para o
Facebook ou qualquer outra tecnologia que venha a surgir. Quem assim pensa não
sabe que seus marasmo e letargia talvez sejam potencialmente mais perigosos do
que as novas tecnologias. Usá-las, no entanto, como apoio didático, depende,
acima de tudo, de uma mudanã radical de postura.
Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei
aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!
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