quinta-feira, 27 de junho de 2013

O marasmo a ser vencido na Educação

Antes de se penar em usar as Mídias Digitais na Educação é preciso vencer a postura de professores (e professores) e estudantes. Há uma tendência para a inércia, talvez preconceito, em relação ao uso das Mídias Digitais como suporte à sala de aula a ponto de, em algumas universidades, o acesso ao Twitter e ao Facebook ser bloqueado. Trata-se de uma tolice e uma visão equivocada sobre o processo sem precedentes. Se o professor (ou professora) não venceu a sua própria letargia e não se permite dialogar com o estudante, deve mesmo fugir das Mídias Digitais. Quem tem Complexo de Dionísio e considera que "sabe tudo", dificilmente terá condições de transformar o estudante em repositório de conteúdos, malmente lidos, na sala de aula tradicional, o que se dizer nas Mídias Digitais? Há, ainda, um receio em perder a vaga para o Facebook ou qualquer outra tecnologia que venha a surgir. Quem assim pensa não sabe que seus marasmo e letargia talvez sejam potencialmente mais perigosos do que as novas tecnologias. Usá-las, no entanto, como apoio didático, depende, acima de tudo, de uma mudanã radical de postura.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.