sexta-feira, 7 de junho de 2013

Educação se faz com salários, infraestrutura e compromisso

Dos problemas relacionados à Educação que aqui levantamos, em todos os níveis, três se nos apresentam como os primordiais a serem solucionados se, efetivamente, se quiser que o Brasil enfrente dignamente a questão: salários (dos professores e de todos os envolvidos no processo); infraestrutura e compromisso (também de todos os envolvidos no processo, principalmente do próprio poder público). E tem mais: o problema da melhoria da Educação no País não será solucionado se houver investimento apenas em uma dessas dimensões. É preciso que a política pública para a Educação tenha como foco as três dimensões concomitantemente. Professores e professoras devidamente motivados e compromissados, precisam ser bem remunerados e contarem com uma infraestrutura condigna para os resultados sejam sentidos. Caso não, ano a ano, professores e professoras, bem como o poder público, manterão a cantilena de que os investimentos são sempre menores do que deveriam. E, talvez, os sejam. No entanto, sem investir pesadamente nesta tríade, nem os primeiros passos à frente serão dados. Sem boa remuneração dos profissionais, que sejam compromissados, e uma infraestrutura de sala de aula e laboratorial, não se faz Educação de qualidade.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.