Dos problemas relacionados à Educação que aqui
levantamos, em todos os níveis, três se nos apresentam como os primordiais a
serem solucionados se, efetivamente, se quiser que o Brasil enfrente dignamente
a questão: salários (dos professores e de todos os envolvidos no processo); infraestrutura
e compromisso (também de todos os envolvidos no processo, principalmente do
próprio poder público). E tem mais: o problema da melhoria da Educação no País
não será solucionado se houver investimento apenas em uma dessas dimensões. É
preciso que a política pública para a Educação tenha como foco as três
dimensões concomitantemente. Professores e professoras devidamente motivados e
compromissados, precisam ser bem remunerados e contarem com uma infraestrutura
condigna para os resultados sejam sentidos. Caso não, ano a ano, professores e
professoras, bem como o poder público, manterão a cantilena de que os
investimentos são sempre menores do que deveriam. E, talvez, os sejam. No entanto,
sem investir pesadamente nesta tríade, nem os primeiros passos à frente serão
dados. Sem boa remuneração dos profissionais, que sejam compromissados, e uma
infraestrutura de sala de aula e laboratorial, não se faz Educação de
qualidade.
Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei
aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!
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