Nos
meios de Comunicação, principalmente nos jornais, sem linha editorial
claramente definida e credibilidade não se vai a lugar nenhum. Penso que na
Administração Pública, principalmente das universidades, o artigo intangível
mais importante é a credibilidade: dos gestores e institucional. Essa
credibilidade, porém, embora intangível, deveria ser medida pelas ações das
pessoas em prol da instituição e não de interesses pessoais. Caso contrário, a
administração fica impregnada de uma praga que tanto, todos nós, criticamos no
serviço público em geral: a troca de favores. A mim me parece de uma
incoerência sem tamanho criticar, em alto e bom som, nos corredores das
instituições, as práticas dos políticos em geral e, internamente, não conseguir
dar um passo sem usar a "advocacia administrativa" como regra. Quem
age dessa forma, infelizmente, não põe em risco apenas a credibilidade pessoal,
mas, e principalmente, a credibilidade institucional e a dos dirigentes, em
todos os níveis. A modernização administrativa efetiva passa pela modernização
das relações. Enquanto todos os membros de uma organização não trabalharem em
favor da credibilidade institucional, prestando bons serviços e cumprindo suas
obrigações, não há modernização que se sustente.
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