sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O ritual simbólico da formatura

O que antigamente recebia o nome de formatura, hoje, nas universidades brasileiras, recebe o nome de cerimônia de outorga de grau. Não pela mudança de nome, mas, pelo valor simbólico para a família e para os amigos, considero hoje ser este o momento mais importante de quem "passa" por uma universidade. Mas, de quem efetivamente vivencia a vida acadêmica e transforma essa experiência em propulsor da mudança da própria vida e da sociedade. E é por simbolizar não apenas um rito de passagem, mas, o ápice de uma trajetória de vida. É como se fosse o coroamento de um esforço coletivo para que o rapaz ou a moça passasse a "ser alguém". Daí a importância da "formatura", talvez, nem tanto, para o estudante, mas, para a família e os amigos. Registrar o momento da entrega o diploma, a presença de alguns amigos de longas datas que só aparecem na hora da cerimônia é algo que faz parte do ego e da memória coletiva. Importante demais para ser relegado a segundo plano.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 07/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.