sábado, 2 de novembro de 2013

O difícil exercício da ética nas universidades

Certa vez fui convidado a participar de um evento no qual se discutia a ética na prática do jornalismo. Era no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O palestrante era um "famoso" jornalista de Manaus, formado pela Ufam. Ele até que discorria bem sobre o tema da ética no jornalismo. Até dar o exemplo de um assunto grave que fora investigar. Ao descobrir que se tratava de dois amigos dele, resolveu não divulgar. E deu o tal exemplo como característico de um comportamento ético. Para ele, não divulgar uma notícia, ainda que acompanhada de provas cabais, por se tratar de uma amigo, é ético. Dei uma gargalhada por dentro para não constranger o colega de trabalho e me fui. Com a certeza de que o exercício da ética é um dos mais difíceis. E se o exercício for trazido para o ambiente das universidades, então, é um esforço quase hercúleo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.