segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Monopólio do Estado na Educação começa a ruir

Já não era sem tempo! Um dos maiores muros da vergonha na Educação brasileira, similar ao de Berlim, começa a ruir: o monopólio do Estado na educação de crianças, jovens e adolescentes. Dia 12 deste mês, na Câmara dos Deputados, em Brasília, haverá uma audiência pública para discutir a "descriminalização" do Ensino Domiciliar no Brasil. O tema será discutido na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A esperança da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) é que entre em discussão, também, o Projeto de Lei (PL) do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que autoriza o ensino domiciliar.
Nos Estados Unidos, a Educação Domiciliar é conhecida como homeschooling. No Brasil, a justiça ainda considera crime quem "educa os filhos em casa". A resistência ao monopólio do Estado fez com que surgisse a Aned, hoje oficialmente com mil famílias associadas. Um dos fundadores do grupo, Ricardo Iene, pelos e-mails que recebe, calcula que há mais mil famílias educando os filhos em casa no País.
O assunto, com toda a certeza, gerará acaloradas discussões porque não atinge apenas o monopólio do estado cartorial, mas, e principalmente, o monopólio de algumas profissões ligadas ao processo de Educação. Talvez demore anos para que um projeto desses seja aprovado. Principalmente porque fere de morte muitos democráticos de discurso e de fachada, mas que, no fundo, não reconhecem o direito que os pais possuem de não manter os filhos na fraca escola tradicional brasileira.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.