sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Vagas nas instituições públicas

Fico a me perguntar, afinal, qual a imagem que a classe média (alta e baixa) brasileira tem das universidades públicas: quer federais, estaduais ou municipais. Nos discursos pré-formatados e preconceituosos se diz que é um lugar onde não se tem aulas, não se trabalha e "ainda se faz greve". Na hora da disputa por vagas, porém, todo mundo que ingressar nelas. Será, meramente, uma questão econômica? Tratam-se de lenda, balela, conversa para bois dormirem e quetais essas histórias de que, "por causa das greves", os filhos vão para as Faculdades e Universidades particulares. A classe média brasileira blefa constantemente. Faz de conta que desvaloriza a Educação Pública, mas, no fundo, não consegue se sentir realizada sem por ela passar. Ingressar em uma universidades pública ainda simboliza, sim, sucesso, ser bem-sucedido na carreira profissional. Daí, ser tão acirrada a luta por vagas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.