sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O totalitarismo mascarado de democracia

O fato de as decisões serem colegiados, como o são nas universidades brasileiras, não garante que o processo seja plenamente democrática. Quando uma maioria absoluta de membros de um colegiado, por exemplo, une-se para que nenhum de tipo de projeto ou proposição da minoria seja aprovado, o que se tem não é democracia. É totalitarismo travestido ou mascado de democracia. A predisposição por prejudicar algum desafeto, o lobby, a troca de favores, tão lastimavelmente criticada fora da universidades, transformou-se em regra a ponto de até os maiores defensores das decisões colegiadas optarem por uma nova estrutura sem os departamentos. Acontece que esse tipo de estrutura é ainda mais totalitária e centralizadora que a anterior, baseada em departamentos. Se em uma unidade menor os arranjos nas votações de temas polêmicos ou de interesse da administração existem, o que não se dizer em uma unidade maior: as chances de a maioria esmagar a minoria são muito maiores. É fundamental refletir sobre o problema.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.