segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A universidade que forma para a vida na UTI


Tenho dito e reafirmo que a política de “o estado mínimo na Educação”, implantada nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso, foi refinada pelos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva. Afirmo mais: o governo Dilma Roussef não mudou uma vírgula o rumo da política educacional. Ao contrário, refina ainda mais por meio de todos os mecanismos possíveis. Ao rebaixar o percentual de exigência de doutores no corpo docente das faculdades, centros universitários e universidades dá um novo passo rumo a esse refinamento ao qual me refiro. É mais um movimento nas peças complexas desse sistema que, no entanto, tem por fim, “formar para o mercado” e não para a vida. Essa filosofia está, às vezes de forma clara, às vezes invisível, principalmente nas modificações curriculares. Por pressão da própria sociedade e dos estudantes, as universidades brasileiras foram transformadas escolas técnicas, especializadas em amestrar estudantes. Esses exigem aulas práticas desde o primeiro período. No caso do jornalismo, o problema ficou mais grave. Sem a exigência do diploma, conseguem "estágios" a partir do segundo período e passam a se considerar mais profissionais que os próprios profissionais. Sem contar que, com alguns meses de experiência, muitas vezes catastróficas, já ganham o direito ao registro profissional. É evidente que quem ganha com isso é o próprio mercado. Ainda mais quando os estudantes, ao invés de participar dos projetos nas universidades, inclusive com bolsas, preferem a mísera remuneração estágios em nome da técnica. Isso demonstra que toda a política pública brasileira para a Educação é formar técnicos. Mais nada! Porém, na hora mais propícia para se discutir a própria universidade, como na Greve, por exemplo, a infinita maioria some. Inclusive de professores e estudantes. Enquanto a universidade brasileira não se rediscutir e aceitar apenas formar "cordeirinhos" para o mercado o problema persistirá. O mercado é parte da vida, porém, a vida não se resume ao mercado. Temos de formar para a vida e para o pleno exercício da cidadania. Com a política pública de estado mínimo na Educação, a universidade que forma para a vida dá os últimos suspiros. Respira por aparelhos! Isso sem contar que há uma fatia de professores que transformou a universidade no próprio mercado: usa espaço e dinheiro públicos para negócios particulares. Justamente o que o Governo hoje incentiva: a concorrência entre os pares. Assim, cada um cria seu nicho, abre seu negócio particular dentro do espaço público. E ainda tem gente com a cara-de-pau de criticar os políticos que fazem o mesmo. Como diz o tuiteiro @EduPavão: a hipocrisia reina!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.