quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Curso da Ufam entre os que podem fechar


O Curso de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é um dos que podem ser fechados em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC) caso mantenha desempenho de igual ao deste ano, quando ficou com o Índice Geral de Cursos (IGC) 2. . O IGC é uma espécie de cesta de índices consolidados e resulta da pontuação dos estudantes concludentes de cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), da titulação dos professores e do regime de trabalho e a infraestrutura e organização didático-pedagógica da Instituição de Ensino Superior (IES). A nota no Enade equivale a 30% da nota, a titulação dos professores e seu regime de trabalho valem 15% e a infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição (15%). Pela Legislação em vigor, as IES com IGC entre 1 e 2 não poderão participar de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Curso de Biologia da Ufam receberá acompanhamento do MEC e a IES terá de assinar um termo de comprometimento da melhoria da qualidade do curso oferecido. Como o MEC é o mantenedor, deverá investir na Ufam para que as metas do curso sejam alcanças. Novos alunos não podem ser matriculados nem no curso de Biologia da Ufam nem em quatro cursos do Centro Universitário Nilton Lins. São eles: Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia da Produção. Na UninorteLaurette Internacional, o curso de Licenciatura em Letras  receberá acompanhamento, bem como os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Paulista (Unip). O curso de Engenharia da Produção, da Fucapi também será monitorado. Todos esses poderão vencer a etapa de monitoramento caso haja contração de professores e investimentos em ifraestrutura capazes de demonstrar uma tendência de melhoria, uma vez que passaram do IGC 1 para IGC 2. No caso do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Tahirih, não há possibilidade de ainda realizar seleção no ano que vem por ter piorado o desempenho no IGC do MEC.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.