quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Instituições com IGC de tendência negativa serão penalizadas


O Ministério da Educação (MEC) divulgou quarta-feira, dia 26, a lista das Instituições de Ensino Superior (IES) que serão supervisionadas durante o ano de 2013. As medidas restritivas em relação ao funcionamento regular vão desde a suspensão ou fechamento de alguns cursos até a proibição de se realizar exames seletivos para o ingresso em 2013. Fazem parte da lista IES com IGC de tendência negativa se comparados os índices de 2008 com os de 2012. Essa comparação indica tendência de piora, no Amazonas, no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra) e no Centro Universitário de Ensino Superior (Ciesa). Nessas IES o MEC instala Processo Administrativo e elas ficarão sob supervisão até que as pendências sejam sanadas. Caso as providências saneadoras não sejam tomadas no tempo estabelecido pelo MEC, os cursos mal avaliados serão fechados. Em 2011, o Uninorte foi penalizado com o mesmo tipo de Processo Administrativo. Este ano, porém, como comprovou tendência positiva no IGC, as penalidades aplicadas foram revogadas. Ao que tudo indica, porém, esse tipo de comportamento do MEC de instaurar procedimento administrativo e depois revogá-lo apenas por conta de “tendências” não contribui para a melhoria da Educação do País, muito menos das Faculdades e Centros Universitários cujos IGCs giram sempre em torno de 1 e 2. Até mesmo as e IGC 3, como é o caso da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deveriam receber incentivos e recursos para mudarem de patamar. Nem o Estado brasileiro nem a sociedade deveriam se conformar com universidades apenas medianas. A meta mínima de uma universidade deveria ser IGC 4. Enquanto assim não proceder, o MEC participará apenas de um jogo de faz-de-conta.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.