sábado, 8 de dezembro de 2012

Mais da metade das faculdades com IGC 1 e 2


Ao divulgar o resultado geral do Índice de Cursos (IGC) referente ao ano de 2011, o ministro da Educação, Aluizio Mercadante, garantiu que as faculdades que obtiveram notas 1 e 2 serão “severamente punidas”. As medidas, de acordo com o ministro, serão divulgadas na próxima semana. Para se ter uma ideia da tragédia, das 1.516 faculdades, numa escala de 1 a 5, 531 ficaram entre 1 e 2, o que corresponde a um desempenho sofrível e 2, que equivale ao desempenho ruim. Dessas, 95% delas são privadas. Na outra ponta da escala, das que obtiveram conceitos 4 e 5, as faculdades privadas são apenas 118. O IGC é uma espécie de cesta de índices consolidados e resulta da pontuação dos estudantes concludentes de cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), da titulação dos professores e do regime de trabalho e a infraestrutura e organização didático-pedagógica da Instituição de Ensino Superior (IES). A nota no Enade equivale a 30% da nota, a titulação dos professores e seu regime de trabalho valem 15% e a infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição (15%). Somente 16 faculdades alcançaram o conceito 5, todas localizadas na Região Sudeste. Na classificação geral, a primeira colocada foi a Escola Brasileira de Economia e Finanças, instituição particular do Rio de Janeiro. A pública melhor classificada foi o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, em São Paulo. É de Lei que as IES com IGC entre 1 e 2 não poderão participar de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Caso o Ministério da Educação aplique a Lei em toda a amplitude, ainda que não feche oficialmente as IES consideradas ruins, cria uma situação quase insustentável para elas. Ficarão entre a cruz e a espada: ou investem na melhoria dos cursos ou saem do mercado porque, no sistema atual, IES privada que não participa do Prouni e do Fies não consegue estudantes suficientes para se manter em funcionamento. Ainda mais com um IGCs tão ruins. Com uma ajudinha do Governo Federal, a tal “mão invisível do mercado” deixa essas empresas, que até agora se portam como pulgueiros, em uma encruzilhada: ou melhoram ou fecham!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.