quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O pré-sal irá para investimentos em educação


A presidente Dilma Rousseff (PT) deu uma tacada de mestre ao defender que haja vinculação das novas concessões para a exploração da camada do pré-sal à educação. Há governadores de vários estados a se rebelar contra a tendência de se investir grande parte desses recursos, ou a totalidade, em educação. Em matéria da Agência Globo divulgada em vários sites e portais do Brasil, a presidente é muito enfática ao dizer que o País precisa investir na área pois “nenhuma País consegue se desenvolver sem investir em educação”. Disse ela na abertura do Sétimo Encontro Nacional da Indústria (Enai): “Porque nos destinamos o recurso do pré-sal e das concessões novas para a educação. Aí falam assim: "mas vocês não estão destinando para a ciência, tecnologia e inovação." Estamos sim. Não tem tecnologia, não tem ciência e não tem inovação sem educação de qualidade neste país”. E completou: “Eu acredito que a educação é o patrimônio que o Brasil deve assegurar para todos os seus filhos. É o patrimônio que cada um de nós carrega consigo para onde vai. Por isso eu acredito que é fundamental combinar e fazer, simultaneamente, duas coisas: apostar nas áreas mais avançadas da educação, mas também olhar com extremo interesse para as áreas básicas, então da creche à pós-graduação”. Se não for mais uma daquelas falas iguais a que Dilma Rousseff fez no último debate, antes de ser eleita, quando garantiu que pagaria salários dignos aos professores e se apresentou contra a terceirização dos serviços em educação, o Brasil, enfim, tomara o caminho efetivo de um futuro melhor. Caso não, ficará como mais uma dessas promessas, muito boa para ganhar aplausos em Congressos, porém, esquecidas ao longo do tempo.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.