terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Educação pela opressão

Não é à toa que se tem, no Brasil, uma tirania travestida de autonomia nas universidades brasileira, conforme comentei neste mesmo espaço sob o título de "A tirania fantasiada de autonomia". A impressão que se tem é que os professores e professoras educam sob a égide da filosofia da opressão. É como se educar fosse um caminho a ser percorrido apenas usando a opressão como regra. Educar, no entanto, é um processo que, talvez, em dado momento, a opressão entre. No entanto, não como regra, mas, como um dos tantos elementos essenciais ao processo educacional. Quem tiver na opressão o único caminho para o processo educacional deve, definitivamente, mudar suas convicções. Modernamente, educação é convencimento. E, às vezes, o convencimento se faz pelo exemplo.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 21/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.