segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ufam recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de teses

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é a única instituição da Região Norte a figurar entre as contempladas no Prêmio Capes Teses de 2013, referente aos trabalhos defendidos em 2012. A tese "Extração de Informação Não-Supervisionada por Segmentação de Texto", defendida pelo estudante Eli Cortez Custódio Vilarinho junto ao Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Ufam, cujo orientador foi o professor Altigran Soares da Silva, recebeu Menção Honrosa na área de Ciência da Computação.
Por meio da PORTARIA N  142, publicada no Diário Oficial da União do dia 02 de outubro de 2013, "O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, usando das atribuições que lhes são conferidas pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 7.692, de 02 de março de 2012, tendo em vista o Edital nº 29/2013, publicado no Diário Oficial da União do dia 27 de maio de 2013, Seção III, página 32/33, que disciplina a edição 2013 do Prêmio Capes de Tese, e considerando as decisões tomadas pelas comissões de avaliação do Prêmio Capes de Tese, resolve:
Art. 1º - Outorgar o Prêmio Capes de Tese Edição 2013 aos autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2012 e dar distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e Programas de PósGraduação, conforme a área de conhecimento:"
Foram concedidas 33 Menções Honrosas em todas as áreas do conhecimento e o PPGI da Ufam foi o único Programa de Pós-graduação da Região Norte a ser contemplado.
Esta mesma tese, "Unsupervised Information Extraction by Text Segmentation", do ex-estudante do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Eli Cortez, foi escolhida a melhor tese no XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O Concurso de Teses de Doutorado(CTD), relativas às teses defendidas no ano anterior, acontece todos os anos.
Os dois prêmios são um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Ufam pelo Instituto de Computação (Icomp) e pelo Programa de Pós-graduação em Informática, cuja primeira turma é de 2008. O estudante vencedor da Menção Honrosa do Prêmio Capes é da segunda turma, 2009. O PPGI da Ufam foi criado em 2001, com o mestrado. Sete anos depois, em 2008, passou a oferecer doutorado, com conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.