terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Marcas das instituições educacionais ao longo da vida

Apesar da maior dor que passei na vida, principalmente a dor física de ter sido covardemente agredido dentro do auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e da dor moral com o silêncio obsequioso de quem a administrava em maio de 2009, seria injusto negar a importância da UFAM para a minha vida pessoal e profissional. Abalo-me profundamente quando, de alguma forma, tenho demonstrações de que a UFAM não foi tão marcante quanto penso que deveria sê-lo na vida das pessoas. Penso que, de alguma forma, as instituições educacionais deixam marcas indeléveis em nós. Para o bem ou para o mal, não é possível que a Instituição na qual você obteve a formação superior seja uma nulidade. Talvez pela idade, não me lembro do nome do Jardim da Infância, mas, tenho boas lembranças do local e das brincadeiras. Daí em diante, Instituto Santa Juliana, passando pelo Colégio Brasileiro (já em Manaus), UFAM, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo (USP). Todas elas foram e são importantes, mas, a UFAM é especial, pela dor extrema e por alegrias, digamos, bem-distribuídas. É de chocar quando essas instituições pouco representam para outras pessoas. Numa hora dessas talvez a própria Instituição precise focar nas relações, na amorosidade, pois, é preciso desenvolver o pertencimento como a base das relações em todos os níveis. Para que não seja odiada ou não deixe nenhuma marca na vida das pessoas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.