quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Por um jornalismo melhor em 2014

A primeira coisa que me deparei hoje, ao entrar na Internet, foi com a seguinte manchete: "O estado de saúde de Michael Schumacher ainda é crítico, porém estável". Será este o jornalismo que cobro dos estudantes que foram estudantes do curso comigo?  Não posso admitir que se pratique este tipo de jornalismo nem que fosse o meu pior inimigo. A manchete em questão não diz nada e se nos apresenta como se o estado de saúde do pilo alemão Michael Schumacher não devesse melhorar. Dizer que "O estado de saúde de Michael Schumacher ainda é crítico, porém estável" é o mesmo que dizer que ele está em estabilizadamente em coma. Em jornalismo, principalmente neste caso, trata-se de uma vida. Independentemente de ser um famoso, é preciso tratar o assunto com seriedade e, acima de tudo, respeito. Quem não tem o que dizer, que não diga nada. Soltar uma manchete dessas, por mais que não seja a intenção, passa a ideia de nenhuma preocupação com a vida humana. E o jornalismo precisa se preocupar com essas situação em 2014 para que tenhamos uma prática melhor.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.